Eternit: Resistência e Durabilidade

Estrutura
Operacional

G4-8

Embora a Eternit seja reconhecida no Brasil pela venda de coberturas, os negócios do Grupo abrangem uma série de outros materiais de construção. Essa ampliação de portfólio foi feita ao longo dos anos, por meio de aquisições e parcerias, estando atrelada à estratégia de crescimento da Companhia, pautada na diversificação.

Seis empresas fazem parte do Grupo Eternit, com unidades distintas de fabricação, mas que funcionam com operação otimizada conforme demanda, distribuição e mão de obra. Abaixo, as descrições de cada empresa e suas respectivas fábricas.

* Dados atualizados em julho de 2017, data em que este relatório foi divulgado.


Eternit: conhecida pela marca da coruja, é a líder de mercado no segmento de coberturas de fibrocimento, com atuação nos segmentos de louças e metais sanitários, caixas d’água e componentes para soluções construtivas.

SAMA: única mineradora de crisotila em todo o território nacional, está entre as três maiores produtoras mundiais. Operando há aproximadamente 50 anos, em Minaçu (GO), na divisa entre Goiás e Tocantins. É reconhecida internacionalmente como exemplo de mineradora sustentável e com rigorosos padrões de saúde e segurança.

Precon Goiás: tem como principal atividade a fabricação de telhas de fibrocimento, mas atua também em louças sanitárias, caixas d’água e componentes para soluções construtivas.


Eternit da Amazônia: é dedicada à pesquisa e desenvolvimento, com produção inicial de fios de polipropileno.

Tégula: líder no segmento de telhas de concreto, com atuação também em acessórios para telhados.

Companhia Sulamericana de Cerâmica (CSC): fábrica de louças sanitárias, joint venture entre a Eternit e a Companhia Colombiana de Cerâmica S.A. – empresa do Grupo Corona, multinacional colombiana.

Negócios diversificados e especializados em construção civil

A ampliação do portfólio sempre teve como foco agregar valor ao negócio, ao mesmo tempo em que equilibra as vertentes margem, volume e/ou sinergia operacional.

Hoje, a Eternit atua na oferta de matérias-primas, produtos e soluções para a construção civil.


 

Descrição e aplicabilidade da matéria-prima e produtos do portfólio


Matérias-primas

Mineral Crisotila: extraído pela mineradora SAMA, uma das três maiores mineradoras de crisotila do mundo, esse mineral possui vantajosas características, como incombustibilidade, resistência, capacidade isolante, durabilidade e flexibilidade, garantindo a boa relação custo-benefício de sua aplicação. O Grupo vendeu 182,6 mil toneladas de crisotila em 2016, sendo 55,3% desse volume destinado para o mercado interno e o restante para exportação (saiba mais em Desempenho Operacional e Econômico-Financeiro).


Extração, beneficiamento e distribuição do crisotila

1. Plano de produção: define a quantidade total de produção e os tipos a serem produzidos de acordo com a demanda de cada mercado.

2. Plano de lavra: define o sequenciamento de lavra, buscando atender as estratégias da empresa e as necessidades de produção e mercado.

3. Perfuração e desmonte: na etapa de perfuração, a rocha é furada utilizando Perfuratriz. Na segunda etapa, do desmonte, os furos são carregados com explosivo, procedendo-se então à detonação e consequente fragmentação do minério.

4. Carregamento e transporte: o material desmontado é carregado por escavadeiras e/ou pás mecânicas em caminhões com capacidade individual de 32 toneladas que o transporta para seu destino final. Caso o material seja minério, é transportado para instalações de beneficiamento, caso seja estéril, é transportado para o depósito de estéril.

5. Britagem, concentração e secagem: a britagem primária tem como função reduzir o tamanho dos blocos de minério. No peneiramento primário ocorre a separação do material fino, com alto teor de umidade, que será seco em fornos. O material grosseiro será enviado para concentração, onde será enriquecido, tornando-se concentrado de minério, e misturado com o material seco.

6. Silo de minério seco (SMS): é um galpão totalmente vedado, com capacidade total de 60 mil toneladas de minério seco. Nesse local, o concentrado de minério seco é mantido de forma segura até que seja enviado para a planta de tratamento.

7. Beneficiamento: o minério estocado no SMS é enviado para beneficiamento na usina, que tem como função liberar as fibras, classifica-las segundo o comprimento e limpeza das fibras, eliminando as impurezas. A fibra produzida é acondicionada em silos para testes de controle da qualidade.

8. Embalagem: a área de ensacamento e embalagem destina-se a acondicionar os produtos para permitir o manuseio, estocagem e transporte até os locais de utilização. Depois de identificados, os sacos são acondicionados em paletes e envolvidos com películas retráteis. Todo esse processo é automatizado, oferecendo maior segurança aos colaboradores.

9. Logística de distribuição: diariamente, carretas com capacidade média individual de 38 toneladas saem da mineradora. Para atender os clientes na América do Sul é utilizado predominantemente o transporte rodoviário. Já a exportação para outros continentes é realizada por meio do Porto de Santos (SP).

 

Fios de polipropileno: de acordo com a estratégia de crescimento orgânico diversificado, a planta de Manaus (AM) produz e comercializa fios de polipropileno para aplicação em escala industrial no fibrocimento.

 

Produtos

DMA - Saúde e segurança do cliente | DMA - Conformidade | G4-PR1 I G4-PR2 | G4-PR4 I G4-PR9

Todos os produtos da Eternit são fabricados conforme as premissas de excelência, eficiência e qualidade, preservando ainda a preocupação e os valores da Empresa, incluindo saúde e segurança, respeito ao meio ambiente e foco do cliente. Na Eternit, Precon Goiás e SAMA, 100% dos produtos e serviços possuem avaliação de impactos na saúde e segurança com finalidade de promover melhorias. Na Tégula, 62,5% dos produtos passaram por essa avaliação em 2016.

Ao longo do ano, não foram registrados casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança durante o ciclo de vida dos produtos. Assim como não houve casos de não concordância com regulamentos e códigos voluntários relativos às informações e rotulagem de produtos e serviço, tampouco multas significativas aplicadas em razão de não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços.



Conheça os produtos da Companhia:

• Coberturas

Telhas de Fibrocimento: completa linha de telhas de fibrocimento, perfis que atendem do projeto mais simples ao mais complexo, seja para obra residencial, comercial ou industrial. São telhas resistentes, duráveis, econômicas e fáceis de instalar. Em 2016, foram vendidas 770,9 mil toneladas de fibrocimento em todas as unidades fabris. A produção de telhas de fibrocimento é feita pelas empresas Eternit e Precon Goiás, em cinco fábricas localizadas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. As telhas são vendidas pela rede de cerca de 15 mil revendas espalhadas pelo Brasil (saiba mais em Desempenho Operacional e Econômico-Financeiro).

Produção e distribuição das telhas de fibrocimento

1. Estocagem da matéria-prima: recebimento e estocagem das matérias-primas cimento, mineral crisotila ou fibra sintética, água, celulose, calcário e outros. O cimento e o calcário ficam estocados em silos, enquanto galpões armazenam o mineral crisotila ou a fibra sintética e a celulose.

2. Preparação da matéria-prima: toda a matéria-prima é misturada, formando a massa básica. Todo o sistema de fabricação da Eternit é automatizado e enclausurado, o que garante a segurança e a saúde do colaborador.

3. Formação da manta: a massa básica é enviada a um equipamento para formar a chamada “manta”.

4. Ondulação e enforme: o material, ainda úmido, é cortado no tamanho necessário e recebe a ondulação.

5. Cura: nesta etapa os produtos ficam por aproximadamente oito horas nos moldes.

6. Desenforme: os produtos são retirados dos moldes, inspecionados e estocados. Os produtos passam por inspeção do setor de Controle de Qualidade para liberação à área Comercial.



Telhas de concreto: são produtos que unem estética à economia e facilidade de aplicação. As telhas de concreto podem ser usadas para imóveis residenciais, comerciais ou industriais. A Tégula é líder brasileira nesse segmento, com uma linha de mais de 30 produtos (saiba mais em Acessórios para telhados e Desempenho Operacional e Econômico-Financeiro)

Produção e distribuição de telhas de concreto

1. Estoque de matéria-prima: recebimento e armazenamento das matérias-primas cimento, areia, água, aditivo, pigmento e verniz. O cimento é estocado em silos e big bags, a areia é armazenada em baias, os materiais líquidos ficam em reservatórios e os demais materiais sólidos sobre paletes.

2. Preparação de matéria-prima: fase em que a areia é peneirada e os materiais são pesados.

3. Misturador de materiais para formar o concreto: o sistema de pesagens requisita ordenadamente a alimentação dos materiais no misturador, transformando os materiais em concreto.

4. Extrusão da telha e corte da telha: o concreto é alimentado na caixa de extrusão e, após o corte, transforma o concreto compactado em telha úmida.

5. Aplicação de verniz.

6. Câmara de cura: a telha úmida é transportada para a câmara de cura, ficando em ciclo controlado de temperatura e umidade por oito horas.

7. Desforma e embalagem: a telha é desformada e embalada automaticamente.

8. Armazenagem da telha no pátio.



• Louças Sanitárias

Desde o final de 2008, a Eternit passou a ter em seu portfólio as louças sanitárias, composto de assentos sanitários, cubas e bacias, por meio de utilização de capacidade de terceiros. A partir de 2014, as louças sanitárias passaram a ser produzidas pela joint venture CSC.

As linhas da Eternit possuem peças com design contemporâneo, com a qualidade e a durabilidade presentes em todos os produtos da Empresa.


• Metais Sanitários

A produção dos metais sanitários ocorre por meio de utilização de capacidade de terceiros. A linha completa inclui metais sanitários, misturadores duplo e monocomando, torneiras, duchas e outros acessórios para banheiros e cozinhas.

O design diferenciado, a inovação e o conforto são as principais características desses produtos.



• Soluções Construtivas

Placas cimentícias: são placas duráveis, vendidas sob medida e projetadas para que se obtenha o melhor acabamento. Criadas para quem procura qualidade, rapidez e modernidade.

Painel Wall: a tecnologia industrial usada na fabricação do Painel Wall resulta em um produto de qualidade, pensado para quem precisa de agilidade e quer usar materiais de forma racionalizada. O produto é composto de miolo de madeira sarrafeada, contraplacado em ambas as faces por lâminas de madeira e, externamente, por placas cimentícias prensadas.

Engradamento metálico: Solução sustentável que substitui a madeira na estrutura do telhado. Assim, o projeto ganha em qualidade, custo, durabilidade e ainda preserva o meio ambiente.




• Acessórios para telhado

A Tégula oferece portfólio com mais de 30 linhas de produtos, com destaque para o aquecedor solar a vácuo Sunmax, fácil de instalar e com maior absorção da radiação solar, e a telha Tégula Prime, produto premium que permite acabamento diferenciado e proporciona mais durabilidade ao telhado.


• Caixas d'água de polietileno

Leves e resistentes no manuseio e transporte, esses reservatórios têm capacidade de 310 a 2.000 litros de água e possuem tampas com trava de pressão.



Logística e Distribuição

A presença das unidades fabris da Eternit em todas as regiões do País garante uma logística otimizada e amplo canal de distribuição.

Os produtos destinados ao mercado interno são transportados por cabotagem e caminhões. No caso das exportações do mineral crisotila, a logística é realizada por transporte marítimo e, no caso de alguns países da América Latina, por vias terrestres.

Aliado a isso, a Empresa conta com cerca de 15 mil pontos de revenda - incluindo grandes redes, home centers e lojas de pequeno porte, estando presente em praticamente todo o território nacional.


Monitoramento do mercado

Outro ponto de destaque são as avançadas ferramentas tecnológicas de inteligência geográfica para análise de demandas por produtos e tendências de mercado, tais como evolução do PIB por região, crescimento sociodemográfico, potencial de consumo, entre outros indicadores que podem ajudar nas vendas, além do monitoramento constante feito em campo pela equipe de vendas. A antecipação das tendências de consumo melhora a logística, pois a Empresa pode abastecer mais determinada região devido aos resultados de sua pesquisa.


Cultura Comercial

A cultura comercial da Eternit é pautada por três princípios de valor que formam o jeito de fazer negócios do Grupo e, portanto, são disseminados e aplicados em toda a estrutura organizacional:

• Excelência: nos últimos anos, a Eternit investiu em tecnologia para oferecer aos seus consumidores produtos inovadores, duráveis e com características que possibilitem praticidade, conforto e design atrativo.

• Agilidade: com unidades industriais localizadas em todas as regiões do Brasil, sendo que muitas delas atuam como centro de distribuição, a Eternit tem uma logística diferenciada capaz de realizar uma entrega em no máximo 72 horas (após a emissão da nota fiscal).

• Foco no cliente: atender a demanda com produtos adequados à necessidade do cliente ou da região é uma das preocupações da Companhia. A Eternit investe na fabricação de materiais para construções de diversos tipos, que vão desde padrões econômicos até os padrões mais sofisticados, mantendo sempre a qualidade e durabilidade dos seus produtos.


Força de vendas

Com uma rede de cerca de 15 mil revendas, a Eternit possui grande capilaridade no Brasil e clientes de todos os portes – desde pequenas lojas até grandes redes. Para atender as revendas, o Grupo mantém uma força de vendas com profissionais treinados e especializados nos produtos da Empresa. Por meio de um catálogo on-line completo, é possível ter acesso a informações sobre todos os produtos, com orientações técnicas, comerciais, guias e tutoriais de instalação.