Sobre este Relatório

Mensagem
da Diretoria

G4-1 | G4-2

experiência e resiliência A Eternit se respalda em sua experiência e resiliência para transpor o desafiador cenario do setor nos ultimos anos.





1 O crescimento da receita bruta consolidada da Eternit compara o período acumulado de janeiro a dezembro de 2016 vs. o mesmo período acumulado de 2015, já deflacionado pelo IGP-M

O Grupo Eternit vivenciou diferentes ciclos econômicos em seus 77 anos de atuação e seu crescimento sustentável só foi possível devido às bases fortes e bem estruturadas da sua administração. E é justamente nessa experiência e resiliência que a Eternit se respalda para transpor o desafiador cenário do setor nos últimos anos. A menor distribuição de renda e poder de compra, aliados à restrição de crédito e mais de 12 milhões de desempregados, são os principais influenciadores da redução de novas construções e reformas.

Diante desse cenário, o desempenho da receita bruta consolidada1 da Eternit foi de -10,9%¹ em 2016, sendo superior ao do seu setor (-11,5%). Durante o ano, a Companhia conciliou seus negócios com a redução dos níveis de estoque para atender a demanda de mercado.

Seguimos fortalecendo nossas operações e processos, avançando na gestão de riscos e governança corporativa apesar do baixo desempenho do setor e do fato de 2016 ter sido um ano de prejuízo do Grupo Eternit. Todas as nossas ações buscam o equilíbrio dos aspectos sociais, ambientais e econômicos, do Pacto Global, do qual somos signatários, desde 2007, e reafirmamos nosso compromisso.

Nos segmentos de negócios, nossa atuação foi no sentido de desenvolver novos fornecedores, melhorar a capacidade logística e os processos nas fabricas, além de criar mais sinergia entre as unidades com a criação do Centro de Serviços Compartilhados. Os esforços estão centrados na recuperação da margem operacional, busca contínua de redução de custos e despesas operacionais visando à competitividade necessária para enfrentamento da concorrência, principalmente, em momentos de baixa ocupação das capacidades instaladas, além da comercialização de um mix com maior rentabilidade em linha com a expectativa de melhoria da atividade econômica, como um todo.

A Administração permanece atenta aos desdobramentos e impactos que poderão ocorrer em função da atual situação macroeconômica, realizando suas operações com rigor financeiro, redução do capital de giro e atuando na política de redução da dívida com foco na sustentabilidade dos negócios. Em linha com a fase de reestruturação da Companhia, a Administração busca iniciar um novo momento na Eternit, com modernidade, inovação e cuidado no relacionamento com todos os seus públicos.

A Diretoria