Segredo da Construção:
Preparar Bem as Bases

SAÚDE E
SEGURANÇA

DMA - Saúde e segurança do trabalho | DMA - Práticas de segurança | G4-LA5 | G4-LA7 | G4-HR7

Entre as premissas do Grupo Eternit, a preservação à saúde e segurança ocupa lugar de destaque. Reconhecida pelas boas práticas, a Companhia tem o compromisso de propiciar um ambiente de trabalho saudável e seguro por meio de ações que visam prevenir, eliminar e mitigar o risco de doenças e acidentes do trabalho.

Todas as unidades contam com Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), Comitês de Saúde e Segurança, Padrinhos de Seguranca e Brigadas de Incêndio formados por colaboradores de todos os níveis hierárquicos, eleitos ou voluntários.

* Brigada de emergencia, CIPA e Comite de Seguranca + Mao de Ouro (Tegula) ** Considerados apenas os colaboradores CLT.

 

A Companhia realiza constantes treinamentos para garantir que seus procedimentos, padrões e diretrizes de saúde ocupacional sejam de conhecimento e praticadas por todos dentro da organização. Em 2016, 83 profissionais da área, o que corresponde a 100% (todos funcionários terceirizados), foram capacitados em iniciativas de reciclagem e integração, abrangendo temas como Código de Conduta, trabalho em altura, normas de segurança, entre outros.

O trabalho preventivo do Grupo com a saúde ocupacional abrange inclusive a infraestrutura da Companhia, que preza pelo uso de equipamentos que inibam a disseminação de partículas no ar.

Em 2016 a taxa de frequência diminuiu 0,16 p.p. (veja tabela), porém o índice de gravidade apresentou aumento de 30,13 p.p.

Taxa de frequência e gravidade, por unidade

G4-LA6

 

Taxa de frequência

Taxa de gravidade

Eternit

7,13

185,17

SAMA

3,21

131,71

Tégula

4,18

41,78

Consolidado

5,97

157,95


Mais segurança

G4-LA8

O Grupo Eternit cumpre integralmente toda a legislação vigente em relação ao mineral crisotila.