Segredo da Construção:
Preparar Bem as Bases

Desempenho
Socioambiental

DMA - Comunidades locais | DMA - Geral | G4-SO2

Ao trabalhar incentivando o desenvolvimento socioambiental, a Eternit, além de contribuir com seus stakeholders, acelera seu próprio crescimento de forma sustentável. Essa visão sistêmica faz parte do jeito de ser do Grupo, inclusive pela natureza de um dos seus segmentos de negócios, que é a mineração, considerada um exemplo internacional em termos de saúde, segurança e respeito ao meio ambiente.

Com controles rígidos e específicos, a Companhia não registrou neste período nenhuma ocorrência de multa significativa ou sanção não monetária relativa a aspectos de não conformidade ambiental, tampouco houve durante o ano de 2016 operações com impactos negativos significativos potenciais ou reais nas comunidades locais.

Gestão Ambiental

DMA - Materiais | DMA - Produtos e serviços | DMA - Conformidade | G4-EC2 | G4-EN24 | G4-EN28 | G4-EN29 | G4-SO1

A Eternit adota o Sistema de Gestão Ambiental, que permite monitorar todos os aspectos, impactos, leis e regulamentos ambientais, assim como desenvolver planos e metas sustentáveis. Embora a empresa faça a gestão dos riscos ambientais de forma preventiva, os efeitos associados às mudanças climáticas não estão contemplados neste processo.

Em 2016, o trabalho de prevenção realizado pela Companhia no aspecto ambiental inibiu ocorrências de derramamento nas unidades Eternit, Precon Goiás e Tégula. Porém, houve incidentes na SAMA, que registrou cinco derramamentos de óleo proveniente de equipamentos auxiliares usados na área de extração da mina, contabilizando 962 litros. Nenhum derramamento ocorreu próximo de corpos d'água e todos os procedimentos necessários e previstos na instrução de trabalho da mineradora foram aplicados, incluindo a cobertura do local com serragem, recolhimento, entamboramento e envio do material para coprocessamento.

A SAMA tem trabalhado de forma intensa para minimizar os impactos ambientais e econômicos diretos e indiretos decorrentes da atividade da mineração (saiba mais em Preservação e Gestão do Impacto na Biodiversidade) e uma das suas iniciativas é desenvolver programas de engajamento junto às comunidades locais, como: capacitação de pessoas da comunidade por meio da educação nas escolas SESI e SENAI; manutenção de uma cooperativa de artesãos; valorização da cultura local por meio de apoio a eventos realizados na cidade; patrocínio para atletas locais; aprovação de projetos utilizando incentivos do ICMS devido; visitas aos moradores de entorno na área rural levando orientação quanto aos malefícios das queimadas; e contribuição com infraestrutura e mão de obra especializada no atendimento médico, localizada na área da mineradora, para atendimento da comunidade.

Crescimento
sustentável
Incentivando o desenvolvimento socioambiental,
além de contribuir com os stakeholders, acelera o
próprio crescimento do Grupo de forma sustentável.

 

Com o compromisso de melhorar a eficiência dos processos de produção industrial e buscando a melhor gestão dos recursos, a Eternit trabalha eliminando desperdício de insumos e ainda oferecendo produtos com o mínimo impacto ambiental. Entre as medidas adotadas pela Companhia, destacam-se:

Reciclagem: o reaproveitamento de materiais é comum nas unidades fabris Eternit e Precon Goiás, em que se reutilizam os calços de madeira provenientes da estocagem de telhas de fibrocimento para armazenar louças sanitárias, caixas e tampas de polietileno, entre outros.

Rejeito Zero: no processo de fabricação do fibrocimento também são aproveitadas 100% das embalagens do mineral crisotila. Já as sobras – provenientes da quebra de produção, material quebrado ou fora dos padrões de conformidade – são moídas e novamente usadas na mistura, como matéria-prima.

Na SAMA, o reaproveitamento ocorre de duas formas: confecção dos paletes que são produzidos a partir das sobras de madeira das serrarias e por meio da realocação dos restos de produção (partes finais dos lotes que não completaram um palete). No total, em 2016, houve uma economia de 29.280 sacos de ráfia.

Separação de resíduo: há um programa de coleta seletiva na Tégula há mais de 10 anos. As tabelas completas de resíduos gerados e transportados estão neste relatório, na seção Anexo GRI.


Emissões

DMA - Emissões | G4-EN15 | G4-EN16 | G4-EN17 | G4-EN18 | G4-EN19

As emissões no Grupo Eternit atendem às exigências políticas e às normas ambientais. Nos últimos três anos, Eternit e Precon Goiás não realizaram o levantamento de emissões de gases de efeito estufa e não há previsão para que o trabalho seja realizado em 2017.

A SAMA mensura a emissão de gases de efeito estufa (GEE), nos escopos 1 e 2, como medida para quantificar possíveis impactos na biodiversidade. Como a contabilização do escopo 3 não é obrigatória pela metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, no momento, a SAMA avalia se há indicações de materialidade para realizar este tipo de avaliação e quais seriam os agentes de emissão mais representativos.

Em 2016, houve redução das emissões de CO2e nos escopos 1 e 2, devido à redução de volume de produção da empresa. A taxa de intensidade de emissões de GEE da SAMA para o ano de 2016 foi de 0,0142952436 ton de emissões CO2e/ton produzidas. Esse cálculo é feito considerando o total de produção do ano, sobre o total de emissões de GEE (escopo 1 e 2) do período, ambos medidos em toneladas. Foram consideradas as emissões diretas (escopo 1) e indiretas provenientes da aquisição de energia (escopo 2). No processo de identificação e no método de cálculo foram considerados todos os tipos de gases, incluindo CO2, CH4, N2O, HFCs, PFCs, SF6, NF3.


Emissão de substâncias destruidoras da camada de ozônio (SDO)

G4-EN20

No ano de 2016, a Eternit e a Tégula não realizaram nenhuma emissão de substâncias destruidoras da camada de ozônio (SDO). Na SAMA houve o consumo de 180 kg de HCFC-141b durante o ano, registrado por emissões que ocorreu devido a reparos no sistema de ar condicionado veicular de sua frota.


Emissão de NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas

G4-EN21

A Eternit, em todas as suas operações, realiza regularmente avaliações das emissões atmosféricas oriundas de seus processos de fabricação de artefatos de fibrocimento, por meio de empresas externas contratadas e referenciadas no mercado. As avaliações seguem rigidamente as Normas Técnicas vigentes na legislação brasileira. De acordo com as avaliações realizadas no decorrer de 2016, todas as análises de concentração de material particulado estiveram abaixo do limite estabelecido pela Resolução Nº 054/06 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


Energia limpa

No caso da SAMA, desde outubro de 2010 o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) usado nos fornos para a secagem do minério, com um consumo médio de 156.400,50 kg por mês. Aliada às vantagens mercadológicas (fácil manuseio, transporte e armazenagem, fácil combustão e elevado poder calorífico) deste produto, há ainda o benefício de ser uma fonte limpa de energia, não produzindo resíduos tóxicos e emissão de gases do efeito estufa. Embora haja essa vantagem, não há na legislação parâmetros publicados para os limites de emissão após a queima de GLP, e, para tanto, a SAMA não procede com o monitoramento das emissões atmosféricas pela queima desse gás.


Efluentes e Resíduos

DMA - Efluentes e resíduos | G4-EN22 | G4-EN26

A Eternit possui processos e trabalha ativamente a comunicação em suas empresas para que os escritórios e unidades pratiquem o consumo responsável de água e para que os procedimentos de captação e descarte atuem em conformidade com a legislação ambiental, objetivo que tem sido cumprido, inclusive em 2016.

Cada unidade fabril possui o tratamento de efluentes adequado, seguindo os parâmetros para monitoramento definidos pelos respectivos órgãos ambientais. Todas as fábricas do Grupo encaminham o esgoto doméstico para rede coletora pública ou possuem uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para esse esgoto, posteriormente descartado em locais que não afetem a biodiversidade. Em 2016 a ETE da Eternit Rio tratou 4.867 m3 de efluentes e a Precon Goiás descartou aproximadamente 3.000 m3 na rede coletora.

O processo produtivo das fábricas da Eternit e Precon Goiás é fechado, não havendo qualquer tipo de descarte de água. Toda água proveniente do processo produtivo é armazenada em tanques de decantação para posterior reutilização no processo.

Na SAMA, após tratamento biológico na Estação de Tratamento de Efluentes, a água utilizada é direcionada para lagoa de estabilização, antes do descarte no Córrego do Amianto, cuja vazão média em 2016 foi de 15,11 L/s (Conágua). Neste corpo d’água são realizadas análises químicas periódicas. Em relação aos volumes totais da vazão (476.508,96 m3) e lançamento (90.309,60 m3/ano), foram descartados 18,95% de efluentes no Córrego do Amianto.

Biodiversidade

DMA - Biodiversidade | G4-EN11 | G4-EN13 | G4-EN14

Mais do que contribuir com a imagem da empresa e as relações de mercado, a Eternit mantém quatro reservas florestais preservadas e entende que esta é uma forma da empresa estar conectada com o meio ambiente nas localidades em que suas unidades operacionais estão inseridas.

Em relação às espécies de fauna e flora presentes nas reservas do Grupo, há uma espécie extinta, uma espécie criticamente ameaçada de extinção, duas ameaçadas de extinção e onze vulneráveis.

Reserva de Colombo (PR): a fábrica de Colombo ocupa 58.377 m2 da Área de Preservação Ambiental (APA) – unidades de conservação instituídas pelo poder público) do Iraí, que se estende por 115 km2, em áreas de cinco municípios. Incrustada em parte da Serra do Mar, essa APA possui nas regiões planas a área de transição entre as florestas Ombrófila Mista, também conhecida como floresta de Araucária, e Ombrófila Densa, abrigando um dos últimos remanescentes de campos de várzea.

Reserva de Simões Filho (BA): trata-se de uma das principais áreas de proteção do Recôncavo Norte Baiano, caracterizada pelo clima quente-úmido e belas praias associadas às dunas com vegetação de restinga. Há, ainda, manguezais ricos em biodiversidade no estuário do Rio Joanes, além de remanescentes de Mata Atlântica e avifauna representativa. A área da fábrica possui 801 mil m2 de reserva ambiental preservada.

Reserva de Atibaia (SP): a Tégula Atibaia possui uma área construída de 15.074,87 m2 sobre um terreno cuja área total é de 112.738,24 m2. Da área total, temos a área de APP (Área de Preservação Permanente), cujo tamanho é de 488.105 m2. A área de APP é composta de aproximadamente 20% de vegetação nativa (goiabeira, jerivá, aroeira, pimenteira, sibipiruna, entre outros) e o restante de vegetação rasteira e capim, sendo classificada como Mata Atlântica. A APP pertence a bacia hidrográfica do PCJ - Piracicaba Capivari e Jundiaí, onde tais rios (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) banham a referida bacia. O clima é do tipo temperado seco, com temperatura média anual de 19oC e umidade do ar de 80%.

Reserva de Minaçu (GO): a área de concessão da SAMA totaliza 45 km2, mas aproximadamente 80% dessa área estão sob sua tutela na forma de Reserva Florestal e de Reserva Legal preservadas e inseridas nas adjacências dos demais 20% determinados para as atividades da mineradora superficial (a céu aberto) como extração do minério, beneficiamento e pilhas de deposição de estéril e rejeito. A Reserva Florestal está localizada na Serra de Cana Brava, formada tipicamente pela vegetação típica do Bioma Cerrado, e faz parte da Bacia hidrográfica do Alto Tocantins. O clima predominante é o tropical úmido com duas estações: época de chuvas de verão seguidas de invernos bastante secos. Entre as diferentes fisionomias vegetais presentes na Reserva Florestal se encontram: campos cerrados, cerrado típico, cerradões, floresta estacional, campos rupestres e florestas de galeria.


Preservação e Gestão do Impacto na Biodiversidade

G4-EN12 | G4-EN27

O Grupo Eternit monitora por meio do Sistema de Gestão de suas empresas os impactos das suas atividades na biodiversidade e possui levantamento, avaliação e controle, gerando ações efetivas de mitigação e redução desses impactos, conforme quadro.

SAMA

Impactos diretos
  • A supressão da vegetação para o avanço das cavas;
  • Perda de exemplares da flora;
  • Fuga de indivíduos da fauna.
Impactos indiretos
  • Vibração e ruídos causados pela perfuração e detonação das rochas;
  • Movimentação de máquinas e caminhões;
  • Emissão de gases atmosféricos.
Ações de mitigação e redução de impacto
  • Contratação de empresa especializada para elaboração e planejamento da área onde ocorrerá a supressão da vegetação;
  • Autorização e licença dos órgãos ambientais;
  • Monitoramento da qualidade do ar pela área de Controle Ambiental;
  • Confecção de cascatas entre os taludes para drenagem e diminuição da velocidade da água;
  • Revegetação das bancas ou taludes;
  • Resgate de animais e encaminhamento para a Reserva Florestal;
  • Monitoramento dos corpos d'agua dentro e fora da empresa;
  • Umidificação contínua das pistas de extração (circulação de caminhões).

ETERNIT

Impactos diretos
  • Consumo de recursos naturais;
  • Emissões atmosféricas;
  • Geração de resíduos;
  • Geração de efluentes.
Ações de mitigação e redução de impacto
  • Cumprimento de normas e legislações vigentes monitoradas pelo Sistema de Gestão Ambiental;
  • Estabelecimento de Planos de Emergência;
  • Aplicação do Rejeito Zero, reaproveitando todos os tipos de materiais.

TÉGULA

Impactos diretos
  • Utilização de areia;
  • Consumo de água;
  • Descarte de efluentes;
  • Resíduos Industriais.
Ações de mitigação e redução de impacto
  • Substituição de calhas e uso de telhas transparentes para aumentar a luminosidade;
  • Separação de resíduo por classe;
  • Prática da coleta seletiva;
  • Reúso de materiais;
  • Uso de mão de obra interna para garantir qualidade e cumprimento das normas internas.

Responsabilidade Social

DMA - Impactos econômicos indiretos | G4-EC7 | G4-EC8

O Grupo Eternit sempre contribuiu com ações de desenvolvimento social nas comunidades em que está inserida. Em 2016, foram mais de R$ 2,4 milhões aplicados em iniciativas de educação, saúde, cultura, esporte, entre outros.

A Eternit também tem uma importante participação econômica indireta nessas localidades, proveniente da arrecadação tributária, transformada em benefícios, tais como saúde, transporte e educação. Em 2016, a arrecadação de ICMS somou R$ 112.192.266 e R$ 878.795.017 referente a valor do fundo de participação dos municípios (FPM). A tabela com os valores divididos por unidade está disponível no Anexo GRI.

Uma das vertentes do eixo social são os cursos especiais oferecidos, como o curso de carpinteiro metálico, telhadista e aplicador. Com isso, além de possibilitar o aprimoramento profissional, a Companhia qualifica profissionais para aplicação dos seus produtos e materiais.

2,4 milhões aplicados em iniciativas de
educação, saúde, cultura,
esporte, entre outros.

Iniciativas socioeconômicas com as comunidades do entorno e de suas fábricas

Educação

 R$ 293.245,60

Cultura

 R$ 176.760,00

Saúde e saneamento

 R$ 375.183,09

Esporte

 R$ 583.210,90

Combate à fome e segurança alimentar

 R$ 474.569,74

Outros

 R$ 492.444,00

Total

 R$ 2.395.413,33

 


Programa Sambaíba

O Sambaíba - Programa de Responsabilidade Socioambiental da SAMA S.A. Minerações Associadas foi desenvolvido com o objetivo de incluir socialmente cidadãos de Minaçu-GO e profissionalizar pessoas de baixa renda e deficientes, oriundos da comunidade e tem diferentes frentes de atividades incluindo um projeto de artesanato.

O Artesanato Sambaíba está dividido em dois segmentos: aproveitamento da rocha estéril da mineração, que é transformada em peças artesanais e aproveitamento de fibras de bananeira na confecção de caixas para o acondicionamento do artesanato em rocha, entre outras peças artesanais.


Iniciativas

G4-15 | G4-16

A Eternit procura adotar as melhoras práticas empresariais e de sustentabilidade e, por isso, participa de uma série de organizações sociais, sendo ainda signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2007 e apoiadora dos Objetivos do Milênio, também da ONU.