Segredo da Construção:
Preparar Bem as Bases

Segredo da
Construção:
Preparar
Bem as Bases

Governança
Corporativa

G4-34 | G3-35 | G4-36 | G4-37 | G4-45

A experiência de mais de 10 anos como empresa listada no Novo Mercado de Governança Corporativa da B3 e registrada na bolsa de valores desde 1948 consolidam a estrutura e chancelam a transparência do modelo de governança corporativa da Eternit, baseados em melhores práticas, políticas sustentáveis e respeito integral à Legislação Societária Brasileira.

Em busca constante pela transparência no relacionamento com todas as partes relacionadas (stakeholders), o modelo de governança corporativa adotado pela Eternit está baseado nas melhores práticas do mercado. Os investidores, analistas e demais acionistas contam com um canal de diálogo com a Companhia por meio da área de Relações com Investidores, tendo disponível uma equipe de profissionais preparada para responder tempestivamente e com equidade às demandas dos participantes do mercado. Além disso, estão disponíveis outros canais de comunicação com o mercado, como o site de RI (www.eternit.com.br/ri).


Estrutura de governança

G4-38

Composta pelos Conselho Fiscal, Conselho de Administração e seus Comitês, Diretoria, Controles Internos e Auditorias Interna e Externa; a Estrutura de Governança da Eternit contou em 2016 com o Conselho Consultivo, que ficou ativo entre os meses de abril e outubro.

* Acumula função
** Acumula função

 
Membros da Governança, por categoria funcional, de acordo com gênero e faixa etária em 2016

G4-LA12

Órgãos de Governança


Econômico-financeiros De 31 a 50 anos Acima de 51 anos
Homem Mulher Homem Mulher
Conselho de Administração 4 - 2 -
Conselho Fiscal 8 - 2 -
Diretoria 2 - 3 -
Comitês 4 - 2 -

Obs.: não possuiu membros abaixo de 30 anos


Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal (CF) foi instalado em 2013, mediante solicitação de acionistas representando quórum exigido por lei, e mantido em 2014, 2015 e 2016 de forma não permanente até a próxima Assembleia Geral Ordinária. O CF tem como principal responsabilidade fiscalizar a situação financeira e contábil da Companhia.

Para mais informações sobre o órgão consulte o site de Relações com Investidores (www.eternit.com.br/ri).

Membros efetivos do Conselho Fiscal
em 31/12/2016

André Eduardo Dantas - Coordenador
Daniel Vinicius Alberini Schrickte
Pedro Paulo de Souza

 

Conselho de Administração

G4-39 | G4-40 | G4-42 | G4-43 | G4-44 | G4-47 | G4-53

O Conselho de Administração (CA) tem como missão a promoção do crescimento e da sustentabilidade da Eternit, por meio de uma postura ativa e independente, considerando sempre o interesse de todos os acionistas. Esse objetivo deve ser alcançado por meio do estabelecimento das diretrizes estratégicas da Companhia e da fiscalização dos atos de gestão da Diretoria.

Composto por até sete membros, 100% dos conselheiros de Administração em 31 de dezembro de 2016 eram independentes, conforme conceito adotado pelo regulamento do Novo Mercado da B3, escolhidos por votação em assembleia geral. Para manter a integridade das decisões e atender à Lei das Sociedades por Ações, os membros do CA não podem votar ou atuar em negócios nos quais tenham interesses conflitantes com os da Companhia. Em 2016, o mandato dos membros do Conselho de Administração eleitos na Assembleia Geral Ordinária passou a ser de dois anos.

Os membros do Conselho de Administração fazem jus à remuneração fixa e/ou variável. A remuneração fixa está atrelada à participação efetiva nas reuniões do Conselho. A remuneração variável é de até 1% do lucro líquido do exercício anterior, que é paga após a aprovação do balanço em Assembleia Geral Ordinária. A proposta de remuneração do órgão é elaborada pela administração da Eternit e votada pelos acionistas em assembleia.

Anualmente, o Conselho de Administração faz a avaliação de seu desempenho, visando aprimorar suas funções, a partir de critérios previamente definidos. A avaliação de desempenho contempla ainda o desempenho individual de cada conselheiro, de modo a garantir o alinhamento com os interesses de curto e longo prazo da Companhia e de seus acionistas. Além da avaliação, a Eternit incentiva que os conselheiros busquem constante atualização para melhor desenvolvimento do trabalho.

Em 2016, foram realizadas oito reuniões e as principais pautas discutidas foram: estratégia, questão jurídica do mineral crisotila, aprovação dos resultados e outros.

Para mais informações sobre o órgão consulte o site de Relações com Investidores (www.eternit.com.br/ri).

Membros do Conselho de Administração
em 31/12/2016

Luiz Barsi Filho – Presidente do Conselho
Marcelo Munhoz Auricchio
Marcelo Gasparino da Silva
Raphael Manhães Martins
Manoel Arlindo Zaroni Torres
Marcelo Amaral Moraes


Conselho Consultivo

Foi deliberada em Assembleia Geral Ordinária da Companhia, realizada em 27 de abril de 2016, a instalação do Conselho Consultivo (CC), órgão de apoio ao Conselho de Administração e que havia permanecido vago no período de 2015. O CC ficou ativo entre os meses de abril e outubro e, por se tratar de órgão não deliberativo, os cargos dos conselheiros renunciantes ficarão vagos até a próxima Assembleia Geral Ordinária.


Comitês de Assessoria

G4-49

Os Comitês são formados com o objetivo de auxiliar o CA em tópicos relevantes para o desenvolvimento da Companhia, visando agregar valor ao auxiliar na condução dos negócios.

Os Comitês existentes na Eternit em 2016 eram:

• Comitê Financeiro e de Auditoria: tem por atribuição examinar e aprovar os assuntos relacionados às áreas de Controladoria, Financeira, Contabilidade, Controles Internos e Auditoria, tanto interna quanto externa, para submetê-los à deliberação do Conselho de Administração, quando necessário, além de propor diretrizes estratégicas das áreas que compõem esse Comitê.

• Comitê Jurídico: responsável por examinar e aprovar os assuntos relacionados à área Jurídica – oriundos da Diretoria –, para submetê-los à deliberação do Conselho de Administração, quando necessário, além de propor assuntos estratégicos da área que compõe esse Comitê e com enfoque especial à questão do mineral crisotila.

• Comitê Estratégico: tem a missão de examinar e conduzir os assuntos oriundos da Diretoria relacionados à área de Desenvolvimento e Novos Negócios, incluindo Planejamento Estratégico, para submetê-los à deliberação do Conselho de Administração, quando necessário, além de propor diretrizes estratégicas para o crescimento do Grupo Eternit.

governança o modelo de governança corporativa
adotado pela Eternit está baseado
nas melhores práticas do mercado

Auditoria Interna e Externa

A Eternit possui auditorias interna e externa. O principal objetivo da auditoria interna, que é independente, é validar o cumprimento das políticas e procedimentos internos, Código de Ética da Companhia e exigências legais, além de atender solicitações da Diretoria e/ou do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Financeiro e de Auditoria, visando à adequação de todas as práticas e atividades do Grupo Eternit.

Os serviços de auditoria externa, relativos às demonstrações financeiras anuais e de acordo com as determinações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), são prestados, desde março de 2012, pela Ernst & Young Auditores Independentes S.S.

Controles Internos

A área de Controles Internos Corporativa é responsável por proteger os ativos da Empresa por meio da adoção de normas administrativas e da correta aplicação dos procedimentos previstos para cada atividade das empresas do Grupo, garantindo alinhamento interno com respeito às particularidades dos negócios.

Diretoria

A Diretoria Executiva é o órgão responsável por instituir as políticas de gestão de acordo com as diretrizes do Conselho de Administração, atuando de acordo com o Estatuto Social da Companhia e seu próprio Regimento Interno. A Diretoria se reúne sempre que necessário para alinhamento e tomada de decisão de assuntos de execução estratégica, além de acompanhar os resultados e promover a sinergia entre as áreas e empresas do Grupo. Eleita pelo CA, a diretoria executiva é composta por até sete membros, incluindo o Presidente da Diretoria, com mandato de dois anos e possibilidade de reeleição.

Para mais informações sobre o órgão consulte o site de Relações com Investidores (www.eternit.com.br/ri).

Membros da Diretoria
em 31/12/2016

Nelson Pazikas - Presidência e Relações com Investidores
Flávio Grisi - Recursos Humanos
Rodrigo Lopes da Luz - Administrativo-Financeiro
Rubens Rela Filho - Mineração
Welney de Souza Paiva - Industrial

 

Ética, Compliance  e Transparência

DMA - Combate à corrupção | DMA - Políticas públicas | G4-SO3 | G4-SO4 | G4-57

O Grupo Eternit mantém esforços em disseminar de forma consistente a cultura da ética e transparência porque sempre acreditou que ambas são bases essenciais na construção de um negócio, motivo pelo qual ética é um valor da Companhia.

O Código de Ética é o principal instrumento da Eternit na disseminação das suas regras de conduta. De conhecimento de 100% dos colaboradores devido à apresentação especial na integração dos colaboradores e campanhas internas realizadas constantemente, seu conteúdo é dividido por público, conforme ilustração. Essa estrutura permite a fácil compreensão das diretrizes e da forma como a Eternit estabelece seus relacionamentos.

Os desvios em relação às normas previstas no Código de Ética são tratados por meio de ações disciplinares e, dependendo da severidade, podem ocasionar o desligamento do profissional.

Uma das formas da Companhia avaliar a correta aplicação das suas normas internas é por meio de auditorias. Em 2016, 100% das unidades da Companhia foram auditadas uma ou mais vezes em processos de trabalho devidamente mapeados. Os riscos avaliados estão relacionados à correta aplicação dos procedimentos internos, aplicação de leis, instruções normativas, dispositivos legais e a consistência das informações geradas pela Companhia.

Ética Ética e transparência são as bases
essenciais na construção da Eternit.

Canal de denúncia

G4-58

Em 2016, o Grupo Eternit passou a contar com um novo meio de comunicação: o Canal de Denúncias, em substituição ao “Fale com Presidente, “Fale com Conselho” e “Fale com RH”. Através do e-mail canaldenuncias@eternit.com.br, da Intranet da Companhia e do site institucional (www.eternit.com.br) qualquer pessoa pode esclarecer dúvidas ou relatar atos que infringem o Código de Ética da Companhia diretamente ao presidente do Conselho de Administração da Eternit, de forma anônima.


Compliance

DMA - Concorrência desleal | G4-SO7

Há um empenho rigoroso na conduta ética e na aderência às leis, regulamentos e políticas relacionadas às atividades exercidas pela Eternit. A questão corrupção, assim como todos os valores que envolvem a ética, tem sido consistentemente debatida em todas as unidades da Companhia. O repudio a qualquer forma de corrupção é um dos principais elementos condutores do Código de Ética.

Embora a Eternit esteja sempre atenta a formas de se tornar mais competitiva no mercado, suas diretrizes de compliance são claras quanto às boas práticas e os resultados desse trabalho estão refletidos em sua conduta. Em 2016 não houve qualquer ação judicial movida por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio.


Direitos Humanos

DMA - Investimentos | DMA - Não discriminação | G4-HR2 | G4-HR3

Todos os contratos da Eternit com parceiros e fornecedores são criteriosamente analisados pelo departamento jurídico a fim de evitar relacionamento com terceiros que não cumpram práticas legais, como trabalho escravo, mão de obra infantil ou qualquer outra prática ilegal relacionada aos direitos humanos.

O Grupo atua de forma condizente com o respeito aos direitos básicos de todos os seres humanos, com equidade de tratamento e dignidade. Esse jeito de ser Eternit é propagado internamente. Em 2016, não houve casos de discriminação na Empresa.

Durante o ano de 2016 foi feita uma reciclagem dos pilares do Código de Ética da Companhia via e-mail, TV corporativa e jornal-mural (nas fábricas), além do treinamento de 100% dos novos colaboradores. Na SAMA houve treinamento específico sobre Direitos Humanos para 100% dos colaboradores contratados (que representam 5% dos colaboradores da empresa), somando 1.382 horas.


Políticas e Diretrizes

Para garantir uma gestão efetiva e transparente, a Eternit adota políticas e diretrizes claras para a conduta de seus colaboradores nos negócios e no relacionamento com públicos de interesse, respeitando padrões profissionais, regulatórios e internos. Essas diretrizes estão expressas nos seguintes documentos da Companhia:

• Código de Ética
• Regimento Interno do Conselho de Administração
• Regimento Interno do Conselho Fiscal
• Regimento Interno da Diretoria
• Política de Sistema Integrado
• Plano de Aquisição de Ações pela Diretoria
• Manual de Divulgação e Uso de Informações e Política de Negociação de Valores Mobiliários