Relatório de Sustentabilidade 2012
Mensagem da Administração
Todos os dias, em todas as nove empresas do Grupo Algar, colocamos nosso conhecimento acumulado a serviço da sociedade. É “Gente servindo Gente”.
O ano de 2012 mostrou-se bastante desafiador para as empresas brasileiras. No cenário macroeconômico, a manutenção da crise na Europa, a desaceleração na China e o período de lenta recuperação vivenciado pelos Estados Unidos contribuíram para a queda das exportações e, consequentemente, para a diminuição da entrada de dólares do Brasil. Além disso, o conservadorismo foi predominante no primeiro semestre, tanto por Governo, Empresas e Famílias. No ambiente doméstico, sobretudo no setor de serviços, foi marcante a pressão dos custos com a manutenção e retenção de talentos. Ainda assim, sempre pautadas pelas crenças herdadas do fundador do Grupo, o comendador Alexandrino Garcia, as empresas Algar mantiveram a positividade e a determinação, certas de que estavam preparadas para alcançar suas metas.
Respaldada por uma política de governança corporativa que evolui ano após ano, a Companhia aumentou a participação nos mercados em que atua - TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo – e somou R$ 3.719,9 milhões de receita líquida consolidada em 2012. O montante representa o significativo crescimento de 21,9% em relação ao apurado no ano anterior.
No setor de Telecom/TI, superando cada um dos desafios operacionais que surgiram ao longo do ano, ampliamos nossa presença e fortalecemos nossa marca nos dezenove municípios mineiros dentro da região adquirida na Banda H, área de expansão em que entramos no final de 2011 e que apresenta boas oportunidades de crescimento nos próximos anos. Na área de autorização, crescemos na nossa base de assinantes no varejo e no mercado corporativo – a oferta de soluções de voz e dados para as pequenas e médias empresas apresentou crescimento de receita de 7,7% no último ano. Como reflexo natural da estratégia de expansão geográfica e consolidação da Algar como marca de destaque na prestação de serviços de qualidade em telecomunicações além de suas fronteiras originais da área de concessão, inauguramos em 2012 a sede da Companhia em São Paulo.
Outra boa notícia de Telecom/TI deu-se no âmbito financeiro, com o excelente desempenho da Algar Telecom na sua segunda emissão de debêntures – a primeira foi realizada em 2007. Tivemos demanda acima do esperado e concluímos o processo com o volume de R$ 294 milhões e uma gama de investidores bastante pulverizada. Ou seja: a nossa visão de futuro foi reconhecida e ratificada, o que permitiu à Algar Telecom fechar o ano com maior liquidez para fazer jus às metas de crescimento de seu plano estratégico. Em agronegócios, a quebra da safra elevou o preço da soja a patamares nunca vistos e exigiu um esforço ainda maior na gestão financeira do negócio, que é bastante sensível aos desdobramentos macroeconômicos. Como resultado, a Algar Agro obteve faturamento de R$ 1.634 milhões.
Também contribuiu para os resultados da Algar Agro o início das operações, em junho, da segunda refinaria da empresa, localizada na Unidade de Porto Franco, no Maranhão. Em 2012, a produção de óleo da fábrica foi de 1,5 milhão de caixas de um total de 7,5 milhões, o que levou o óleo de soja ABC de Minas – que já é líder no Triângulo Mineiro - a conquistar o market share inicial de 4% nas regiões de Norte e Nordeste. Na originação de soja, chegamos a 1.340 mil toneladas e nossas operações de exportação representaram US$ 367 milhões.
No setor de Serviços, a Algar Aviation adquiriu a concessão de um hangar no aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, que será ampliado e reformado. O novo ativo reforça a infraestrutura para a manutenção de aeronaves, principal negócio da empresa.
O Grupo Algar chegou ao final do ano de 2012 com 20.714 associados espalhados pelas cinco regiões do País e a crença de que cada um deles é talento-chave no cumprimento de sua missão. Por isso investimos permanentemente na valorização humana, na educação e bem-estar de nossa equipe. Em 2012, cerca de R$ 11,0 milhões foram destinados para as mais de 68 mil horas/aula, oferecidas ou coordenadas pela UniAlgar, nossa universidade corporativa.
O ano de 2012, também trouxe o fortalecimento da cultura de inovação, que está no DNA da Companhia desde os primórdios e tem uma política bem estruturada há mais de dez anos. Confiantes de que a inovação vai ajudar a desenhar os caminhos futuros do Grupo Algar, avançamos ainda mais no tema com a criação da Incubadora Algar, voltada ao aporte financeiro e apoio técnico de projetos dos associados, e da Escola de Negócios, que visa contribuir com o grande potencial empreendedor do País, oferecendo gratuitamente conteúdos multimídia destinados à formação de novos empreendedores.
Tais atitudes reafirmam que o Grupo Algar preza a sustentabilidade em todos os sentidos. O compromisso com o futuro levou a Companhia a adotar práticas de governança corporativa com papéis muito claros entre os seus acionistas familiares e os gestores, que se tornaram referência no Brasil e no exterior.
Ao abordar as diferentes dimensões de sustentabilidade, temos o orgulho de ressaltar, os esforços de todas as empresas Algar e do Instituto Algar, que completou 10 anos de atuação em 2012, na busca pela melhoria contínua da gestão das emissões de Gases de Efeito Estufa em seus processos e, também, o engajamento crescente dos associados que desde 2010 dão sua contribuição para a mitigação do aquecimento global. Além de liderar o programa Algar Sustentável, o Instituto Algar gerencia os programas sociais da Companhia, que são dedicados ao desenvolvimento de educadores e crianças de escolas públicas nas comunidades em que atuamos. No último exercício, o investimento social das empresas, na ordem de 4,8 milhões de reais, possibilitou programas em 16 municípios de seis Estados que envolveram cerca de 350 educadores e 6,7 mil alunos. Esses programas contaram ainda com a participação de 570 voluntários.
Além da agradável sensação de missão cumprida, as realizações do Grupo Algar deixam a certeza de que 2012 foi um ano bom e a confiança de que 2013 pode ser ainda melhor. Acreditamos que o Brasil tem muito mais oportunidades para oferecer e que nossas empresas estão preparadas para aproveitá-las de maneira sustentável, sempre honrando a marca Algar. Aos acionistas, clientes, fornecedores, comunidade, governo e, em especial, a cada um dos nossos associados compromissados com a Visão “Gente servindo Gente”, expressamos a nossa gratidão pela parceria e confiança.
Luiz Alberto Garcia
Presidente do Conselho de Administração
Luiz Alexandre Garcia
CEO do Grupo Algar