Relatório de Sustentabilidade 2012
Perfil Corporativo
Organizado como uma holding de capital fechado, sediada em Uberlândia (MG), com atuação em todo o território nacional, o Grupo Algar é um dos mais sólidos conglomerados empresariais privados do Brasil.
Organizado como uma holding de capital fechado, sediada em Uberlândia (MG), com atuação em todo o território nacional, o Grupo Algar é um dos mais sólidos conglomerados empresariais privados do Brasil. Iniciou seu primeiro negócio em 1929 e atualmente agrega nove empresas, que ocupam posição de prestígio nos setores de TI/Telecom (Algar Telecom, Algar Tecnologia, Algar Mídia e Engeset), Agro (Algar Agro), Serviços (Algar Aviation, Algar Segurança e Comtec) e Turismo (Rio Quente Resorts).
A Companhia carrega em sua marca as iniciais do fundador, o comendador Alexandrino Garcia, cujos ideais se transformaram nos pilares de práticas consistentes de boa Governança Corporativa e Sustentabilidade como conceito de gestão permeado em todas as suas empresas. O legado de crenças e valores do empreendedor, do qual fazem parte atributos como o compromisso ético com as gerações futuras e com o País, se traduz no esforço contínuo para servir à sociedade, construir excelência nos relacionamentos e produzir soluções inovadoras, que além de agregarem valor aos acionistas, contribuam para um desenvolvimento sustentável.
Referência de empresa de controle familiar com gestão profissional, o Grupo Algar atua em todo território nacional. Ao final de 2012, as empresas da Companhia somavam cerca de 21 mil associados comprometidos com mais de 2 milhões de clientes diretos, entre pessoas físicas e jurídicas, que utilizam seus produtos e serviços em todo o País. As operações consolidadas do Grupo Algar no último exercício geraram valor adicionado líquido de R$ 2.025 milhões.
Na Algar, acredita-se que negócios são passageiros, mas princípios e valores são perenes. E isso é o que diferencia e o que une seus variados negócios e os milhares de associados. Daí o esforço contínuo e permanente em se manter o jeito de ser Algar, de “Gente servindo Gente” em todas as localidades nas quais nossas empresas atuam, e com isso assegurar a prática de sua missão, que é a de "desenvolver negócios e relacionamentos sustentáveis que gerem valor percebido".