Nossa atuação é pautada em três pilares:
manutenção e proteção da base de
clientes do varejo, aumento do market
share em clientes corporativos e
produtividade
O crescimento sustentável e o comprometimento com os clientes são nossos principais objetivos, seguindo frentes específicas em cada um dos nossos negócios, respeitando as características e estratégias.
No negócio Telecom, o crescimento se intensificou nos últimos dois anos, quando foi refeito o planejamento estratégico de longo prazo e decidido intensificar a expansão nacional. A atuação está pautada em três pilares: manutenção e proteção da base de clientes do varejo, aumento do market share em clientes corporativos e produtividade.
Em 2014, a área regulatória adotou uma postura mais articuladora em prol dos negócios, sendo proativa em questões que envolvem definições e regras do setor. Isso se faz cada dia mais necessário frente à consolidação do setor, em que a representatividade e os dilemas de uma empresa de nicho são relativos em relação às globais. Entretanto, o cenário favorável à competição, nos coloca em condições de igualdade perante as normas.
Em 2015, concluiremos a segunda fase do programa interno voltado para melhoria da eficiência, que alcançou resultados acima do esperado em seu primeiro ano, 2014, com contribuição de 13% no EBITDA. A aquisição da frequência de 700 MHz, 4G, dará maior competitividade no B2C a partir de 2016, quando desejamos oferecer o serviço efetivamente ao cliente. E, no caso do segmento corporativo, a entrada em novas localidades, a ampliação da oferta para MPE (Micro e Pequenas Empresas) e a construção do cabo submarino, permitirão uma atuação nacional planejada e estratégica.
No negócio Soluções integradas de TIC e BPO, as metas estão pautadas na consolidação da internacionalização, eficiência e rentabilidade dos investimentos realizados. Nos últimos cinco anos, o crescimento médio de receita foi de 23% ao ano. A expectativa para esse negócio é dobrar de tamanho em cinco anos. Para isso, temos assumido que o caminho é nos tornarmos excepcionais em eficiência operacional e no relacionamento com o cliente.
Em 2014, criamos na Algar Tech uma diretoria especial para aprimorar ainda mais a produtividade, com o desenvolvimento de um modelo inteligente de transfer pricing (métodos de cálculo dos preços dos serviços importados ou exportados entre empresas vinculadas) para viabilizar operações competitivas e maximizar os ganhos da atuação globalizada e investimos no intercâmbio cultural e profissional entre os associados, treinamentos focados em relacionamento e atendimento ao cliente.
A média de tempo dos contratos com clientes dura cerca de cinco anos, mas há inúmeros exemplos de clientes que permanecem com a Algar Tech desde a fundação. Esse relacionamento duradouro e confiança são essenciais quando se analisa que as soluções ofertadas necessitam do nosso acesso à estratégia e atuação do cliente.
Os ativos intangíveis representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da empresa. Entre nossos bens que não podem ser monetizados, mas possuem valor e podem agregar vantagens competitivas, destacamos:
Sustentável e brasileira: a cada dia ganhamos mais notoriedade na área de expansão por ser uma telecom sustentável e 100% brasileira (vide prêmios). Enxergamos isso como resultado do que a Companhia se propôs a ser, refletindo os valores do Grupo e de seu fundador. Pretendemos potencializar essa característica ampliando os esforços de conhecimento da marca com a atuação conjunta do grupo Algar, que possui presença nacional e internacional.
Atendimento: nossos altos índices de satisfação (87% no mercado corporativo) demonstram que nossa estratégia de diferenciação no mercado, voltada para o atendimento eficaz e próximo, é uma vantagem competitiva reconhecida externamente.
Força da marca: pertencente ao grupo Algar, somos a mais antiga concessionária de telefonia do Brasil, reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e satisfação do cliente desde sua fundação, em 1954.
Inovação: temos criado tecnologia e desenvolvido plataformas de comunicação com capital intelectual interno, contribuindo, inclusive com o desenvolvimento de tecnologia nacional. Nossas associações com centros de pesquisa, instituições de fomento, cocriação com a comunidade, fornecedores e clientes tem possibilitado o reconhecimento externo e atraído jovens talentos interessados em desenvolvimento. Mais de 50 jovens gênios já foram contratados e treinados pela Algar Telecom.