Temos gerado valor para a
sociedade por meio de crescimento,
lucratividade, satisfação de clientes
e de nossos associados
A acelerada transformação da indústria de telecomunicações no Brasil, impulsionada pelas dinâmicas concorrenciais, por alterações regulatórias e pela rápida evolução tecnológica, repercutiu de forma intensa no planejamento estratégico das empresas do setor nos últimos anos. Para dar ritmo ao crescimento previsto em nosso planejamento de longo prazo, trabalhamos intensamente em 2014 na execução de três grandes metas no negócio Telecom: (i) manutenção e proteção da base de clientes do segmento varejo; (ii) aumento do market share do segmento corporativo – alavancado com a entrada em novas geografias, novos segmentos de mercado e inovações no portfólio de produtos e serviços; e (iii) busca constante por produtividade.
Com a visão de antecipar uma necessidade futura por conectividade e capacidade de dados, um dos maiores destaques do ano foi a assinatura de um acordo com o Google (EUA), a Angola Cable (Angola) e a Antel (Uruguai) para a construção de um cabo submarino de fibra óptica ligando a cidade de Santos (SP) até Boca Raton, nos Estados Unidos. As obras iniciaram em outubro de 2014 e devem ser concluídas ao final de 2016. O investimento permitirá a oferta de serviços de maior capacidade e qualidade que suprirão as crescentes demandas de dados pelos clientes.
Os resultados de vendas obtidos no segmento corporativo embasam o investimento na ampliação de novos horizontes. Em 2014, construímos 1,0 mil km de rede de fibra óptica para atender novos clientes em torno das cidades da área abrangida por nosso backbone e, com isso, crescemos 14,4% neste segmento em relação a 2013. Avançamos no portfólio de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) criamos também ofertas para MPE (Micro e Pequenas Empresas). Tudo isso garantindo a diferenciação que sempre tivemos no atendimento e relacionamento. Alcançamos, no segmento corporativo, um índice de 87% de satisfação dos clientes.
Apesar de ter sido um ano bastante desafiador e com entrada de maior concorrência, tivemos avanços também no varejo, com crescimento de 7% na receita e aumento do número de clientes da ultra banda larga. Por isso, investimos na compra da frequência 700 MHz (4G), para continuar a atender esse público adicionando mobilidade aos serviços que se destacam pela qualidade e eficiência.
No negócio Soluções Integradas de TIC e BPO, oferecido pela subsidiária Algar Tech, as metas foram a consolidação da internacionalização e do portfólio. Estendemos a atuação da Companhia para Argentina e Chile com a aquisição da Asyst. Com esse movimento agregamos uma carteira de 170 empresas de grande e médio porte e nossa expectativa é fortalecer ainda mais a presença nas Américas para atender à crescente demanda por capacidade de atendimento internacional no mercado de TI, uma vez que os principais clientes possuem atuação global. A receita do negócio cresceu 45% em 2014, com destaque para o serviço de TI, que representa 53% da receita total.
Assim, superamos os resultados planejados para o ano. Nossa receita líquida consolidada somou R$ 2.238 milhões, 18% maior que em 2013. A geração operacional de caixa, medida pelo EBITDA, atingiu R$ 543 milhões e o lucro líquido foi de R$ 142 milhões. A governança e a solidez da Companhia têm possibilitado ainda a manutenção dos investimentos no patamar de R$ 450 milhões por ano, garantindo a nossa perenidade, compromisso com a qualidade e a boa reputação.
No que tange à eficiência, os números alcançados com a otimização de custos e despesas contribuíram para um aumento de 2 p.p. na margem do negócio Telecom. Isso demonstra uma Companhia mais preparada para se adaptar às circunstâncias de mercado com agilidade.
O ano de 2014 se fez ainda mais especial para nós devido à notoriedade alcançada com as ações de sustentabilidade desenvolvidas em nossa cadeia de valor. Os projetos, aliados aos modelos de negócios e gestão adotados, nos transformaram em uma referência no setor de telecomunicações no Brasil, explicitado pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Essa imagem positiva se reflete também em outros reconhecimentos de destaque conquistados: A Melhor Empresa Administrada no setor de Telecom, pela revista Época 360°, Empresa do Ano, pelo Anuário Telecom, Mais Conscientes do Brasil, pela Isto É e Melhores para se Trabalhar, pela Época e IT Mídia.
Seguimos em 2015 com confiança no potencial do País e acreditando na perspectiva de crescimento de todos os nossos negócios. Continuaremos a nos lançar em novas localidades e consolidar a internacionalização da Algar Tech. Pretendemos, também, ampliar a oferta de produtos e serviços desenvolvidos pelas áreas de pesquisa e desenvolvimento, inovação e cocriação.
O resultado dos nossos esforços espelha ainda aquilo que sempre acreditamos ser o nosso ativo mais importante: nossos talentos humanos. Em 2014, a pesquisa de clima da Algar Telecom apresentou aumento de quatro pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Temos gerado valor para a sociedade por meio de crescimento, lucratividade, satisfação de clientes e de nossos associados. Isso nos dá profunda consciência da importância do nosso papel frente aos mais de 1,3 milhão de clientes, 17,6 mil associados, acionistas, credores, comunidades em que estamos inseridos, fornecedores, instituições e órgãos reguladores. Sabemos que dialogar e criar relacionamentos sustentáveis são as bases do nosso crescimento e o propósito de existirmos, por isso, reforçarmos o compromisso com todos os nossos stakeholders em gerar valor de forma perene e condizente com o que fazemos há mais de 60 anos, ou seja, juntos.
Divino Sebastião de Souza
Diretor-Presidente da Algar Telecom
Luiz Alberto Garcia
Presidente do Conselho de Administração