Governança Corporativa

GRI G4 15 | 16 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 49 | 56 | 57 | 58
Transparência
e conduta
ética

Acreditamos que negócios podem ser passageiros, mas princípios e valores são perenes, por isso, nossa postura transparente e conduta ética praticada desde a criação do Grupo, construindo relacionamentos sustentáveis há mais 85 anos, se refletem de forma acentuada na Governança Corporativa. Somos um Grupo familiar com gestão profissional e a evolução contínua das nossas práticas de governança constituem a base para o crescimento e a perenidade da companhia. Temos diretrizes claras e sólidas que visam garantir nossa perspectiva de longo prazo. A preocupação com a Governança Corporativa e a adoção das melhores práticas nos tornou referência, sendo uma das 14 companhias latino-americanas credenciadas a pertencer ao Latin American Companies Circle of Corporate Governance, uma iniciativa da Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) e do International Finance Corporation (IFC/World Bank).

Estrutura de Governança


Estrutura de Governança

Estrutura Societária *

GRI G4 7


* em 31/12/2014


Conselho de Família

O Conselho de Família trata dos temas relacionados aos interesses comuns dos acionistas, estabelecendo regras claras que garantem uma administração profissional, eficaz e transparente. A governança da família é regida pela Constituição da Família Garcia, que regulamenta o relacionamento da atual e futura gerações em seus três papéis fundamentais: como Família, como Proprietária e como Trabalhadora. Entre as responsabilidades do Conselho de Família estão a validação e prática da Constituição da Família, a formatação e execução do Programa de Formação, a promoção da integração da família e a preservação do patrimônio comum.


Conselho de Administração

O Conselho de Administração, eleito anualmente em Assembleia Geral Ordinária, é o órgão de deliberação colegiada que, entre outras funções, estabelece as diretrizes estratégicas do grupo Algar. O seu funcionamento, as suas responsabilidades e o seu relacionamento com a diretoria e demais órgãos sociais são definidos no Regimento Interno, aprovado em Assembleia e baseado na Lei das Sociedades por Ações, Estatuto Social e Código de Boas Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Mesmo sem ter ações negociadas em bolsa de valores, decidimos, voluntariamente, não apenas termos membros independentes, mas também que compusessem a maioria do colegiado, formado por nove componentes. Em dezembro de 2014, seis membros eram independentes – ou seja, não possuíam vínculo emocional ou relação comercial com a Companhia ou com a família que detém o controle. Além de trazer conhecimento e experiência externos, o conselheiro independente agrega importante valor ao colegiado, contribuindo com maior objetividade e racionalidade para o processo decisório em assuntos que envolvam potenciais conflitos de interesses.

A prática voluntária de segregação das funções de executivo e de conselheiro está prevista no Estatuto da Companhia, vedando a acumulação dos cargos. Isso implica também que o presidente do Conselho de Administração e o presidente executivo devam ser pessoas distintas.

As reuniões ocorrem ordinariamente seis vezes ao ano, de acordo com um calendário temático preestabelecido, e extraordinariamente sempre que necessário. O calendário anual e os temas ordinários seguem o Ciclo de Planejamento e Controle do grupo Algar.


Composição do Conselho de Administração

Conselho de Administração com maioria independente

Luiz Alberto Garcia • Presidente do Conselho
Alexandrino Garcia Neto • Conselheiro
Hélio Marcos Machado Graciosa • Conselheiro
Aguinaldo Diniz Filho • Conselheiro independente
Geraldo Sardinha Pinto Filho • Conselheiro independente
Sergio Alair Barroso • Conselheiro independente
Silvio José Genesini Júnior • Conselheiro independente
Ozires Silva • Conselheiro independente
Walter Fontana Filho • Conselheiro independente

O histórico profissional dos conselheiros está
disponível no site da Algar www.algar.com.br

Avaliação do Conselho:

Instituída em 2005, a autoavaliação constitui-se numa importante ferramenta de governança para apoiar a efetividade do Conselho de Administração.

No processo, são avaliados o Conselho, como colegiado, os membros, individualmente, e o Presidente do Conselho, que tem função e responsabilidade específica.

Os conselheiros avaliam também o diretor presidente. consiste em três etapas distintas. Na primeira, são realizadas entrevistas individuais e preenchidos questionários de avaliação. Na segunda etapa, material é analisado pelo Comitê de Governança Corporativa, que propõe um plano de melhoria. Finalmente, na terceira, os resultados e recomendações são discutidos pelo Conselho, resultando no plano final.


Comitês de Assessoramento

O Conselho de Administração da Algar estabeleceu três comitês de assessoramento, não deliberativos: Auditoria e Gestão de Riscos, Governança Corporativa e Talentos Humanos. Os comitês são formados por especialistas externos e conselheiros.

O funcionamento dos comitês, as suas responsabilidades e o seu relacionamento com o Conselho, Diretoria e demais órgãos sociais são definidos em Regimento Interno aprovado pelo Conselho e seguindo as recomendações do Código de Boas Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Auditoria e Gestão de Riscos

Tem como objetivo garantir qualidade, integridade, transparência e credibilidade nas Demonstrações Financeiras, bem como a efetividade dos processos das auditorias interna e externa, dos controles internos, o cumprimento da legislação aplicável, além de zelar pela gestão adequada dos riscos corporativos e das operações. A área de auditoria interna e os auditores externos reportam-se ao Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos. Saiba mais na seção Gestão de Riscos.

Talentos Humanos

Deve apoiar o exercício de uma política de valorização de Talentos Humanos, dentro das melhores práticas de gestão estratégica de pessoas e em consonância com os diferentes negócios do grupo Algar. Acompanha o desenvolvimento organizacional, a formação e desenvolvimentos de lideranças, a política de remuneração e o clima organizacional.

Governança Corporativa

Tem a missão de monitorar o funcionamento e efetividade do sistema de governança corporativa do grupo Algar, propondo as melhores práticas ou ajustes que reforçam a visão de futuro e aumentam as perspectivas de longo prazo.


Comitê Executivo

O Comitê Executivo é composto pela diretoria corporativa e pelos gestores responsáveis das empresas do grupo Algar. O colegiado se reúne quinzenalmente, ou sempre que necessário, para alinhamento de assuntos corporativos e das operações e o compartilhamento de experiências.


Diretoria Corporativa

Composta pelo Presidente Executivo (CEO), quatro vicepresidentes e a Diretoria Jurídica, a Diretoria Corporativa é responsável por exercer o controle das operações, a liderança da execução estratégica e preservar a unidade da cultura, da marca e dos valores Algar, atuando conforme as diretrizes do Conselho de Administração. Considera, sobretudo, os riscos corporativos, a promoção de sinergia entre as empresas, a formação de liderança e constituição das relações institucionais. O grupo se reúne semanalmente, ou sempre que necessário, para alinhamento e tomada de decisão de assuntos corporativos.

Luiz Alexandre Garcia • Presidente Executivo
Cícero Domingos Penha • Vice-presidente corporativo de Talentos Humanos
Eliane Garcia Melgaço • Vice-presidente corporativo de Marketing e Sustentabilidade
Marcelo Mafra Bicalho • Vice-presidente corporativo de Finanças
Mauri Seiji Ono • Vice-presidente corporativo de Estratégia e Inovação
Fernanda Aparecida Santos • Diretora Jurídica

Auditoria Interna e Externa

As duas auditorias corporativas se reportam hierarquicamente ao Conselho de Administração, por meio do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, e funcionalmente à holding, de modo a garantir autonomia e independência em relação às operações.

Auditoria interna: promove transparência e independência na avaliação dos riscos, controles internos, conformidade com regulamentações, normas, políticas internas e externas. Atua com base em um plano anual definido com o Conselho de Administração a partir dos principais riscos de negócio. Em caso de não conformidades identificadas, são elaborados e acompanhados planos de ação para as recomendações de auditoria. Em 2014, foram efetuadas 30 auditorias nas empresas do Grupo.

Auditoria externa: emite opinião sobre as demonstrações financeiras mediante auditoria conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais. Em 2014, a auditoria externa do grupo Algar foi substituída, seguindo a prática voluntária de rodízio, determinada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para as empresas de capital aberto. A Ernst & Young Auditores Independentes S.S. são os atuais auditores externos.


Outras Práticas

Comissão de Associados

Composto por uma equipe multidisciplinar com membros de todas as empresas, eleitos livremente pelos associados, com atuação consultiva e por tempo indeterminado. O grupo promove a interação e o alinhamento entre os associados, a área de Talentos Humanos e a Diretoria. Também participa ativamente nas negociações coletivas e trata os assuntos relacionados à continuidade das operações.

Portal de governança

Canal online de acesso restrito e exclusivo dos membros do Conselho de Administração, que reúne documentos e informações necessários ao seu trabalho.

Remuneração variável dos executivos atrelada a metas de EVA®

Seguindo os princípios de alinhamento de interesses com os seus acionistas, em 2014 o grupo Algar atrelou a remuneração variável à metas de EVA®, além de crescimento e saúde financeira, reforçando o alinhamento de interesses entre gestores e acionistas. (ver mais em Construção de Carreira – Remuneração Variável).

Código de Conduta

Desde 1996, o Código de Conduta busca garantir o nível mais alto de integridade e ética corporativa, servindo de referência a todos os associados e parceiros nas diversas interações que envolvem seu trabalho e os relacionamentos internos e externos. A última atualização do Código ocorreu em dezembro de 2014. Nessa 3ª edição foram incluídos: (i) a instalação do Canal de Integridade para denunciar comportamentos que estejam em desacordo com o Código, (ii) a instalação da Comissão de Integridade e Compliance, (iii) regras de combate à corrupção, (iv) a inclusão da conduta digital e (v) a obrigatoriedade da assinatura do Termo de Compromisso ao Código por todos os associados do Grupo (veja mais em Compliance).