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Luciana Ferreira Neves Vasconcelos
Vice-Presidência Corporativa de Finanças
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O compromisso do Grupo Algar com a transparência e a sustentabilidade está presente na elaboração do Relatório de Sustentabilidade 2014. Pelo quarto ano consecutivo, nosso desempenho econômico, ambiental e social é apresentado em conformidade com as diretrizes internacionais da Global Reporting Initiative (GRI), e neste ano segue a nova versão GRI-G4, com a opção de relato "Essencial".
Informações sobre a nossa gestão, indicadores de desempenho e itens de perfil e governança, além dos principais destaques do ano, estão distribuídas ao longo dos capítulos “Relacionamentos” “Sustentáveis” e consolidadas no índice apresentado ao final da publicação. As informações aqui contempladas referem-se ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014 e, quando aplicável, os indicadores podem ser comparados aos de 2013 e 2012, relatados nas versões anteriores. O conteúdo abrange o desempenho das oito empresas controladas pelo Grupo, nos setores de tecnologia da informação e comunicação (Algar Telecom e Algar Tech), agro (Algar Agro e Algar Farming), serviços (Algar Aviation, Algar Segurança e Comtec) e turismo (Rio Quente Resorts).
A apuração dos dados financeiros segue os critérios definidos pelos padrões internacionais de contabilidade IFRS (International Financial Accounting Standards), e os resultados foram auditados pela E&Y. Já os indicadores de desempenho socioambiental são apurados e validados internamente e não passam por verificação externa.
Alguns indicadores como, por exemplo, G4-EN3 e G4-EN4 foram reclassificados, em função de alterações nos critérios de medição, o que resultou na reapresentação dos números divulgados nos relatórios anteriores.
Como nos anos anteriores, este relatório estará disponível em nosso site.
O Relatório de Sustentabilidade 2014 do Grupo Algar foi elaborado considerando a convergência entre opiniões de stakeholders estratégicos e da Diretoria executiva do Grupo sobre a relevância de 46 temas do GRI – dimensões econômica, ambiental e social.
Os stakeholders estratégicos para o Grupo Algar foram identificados a partir de consultas às áreas internas das empresas do Grupo. Foram considerados públicos com os quais existem atividades com maior intensidade de relacionamento, como clientes, fornecedores, associados, entre outros, ou que são impactados pelas operações das empresas.
A pesquisa realizada em novembro de 2014, através de questionário on-line, resultou em uma matriz de materialidade, com 10 temas considerados de alta relevância, que estão descritos ao longo deste relatório.