Acelerar o nosso crescimento sustentável ajustando o ritmo às condições apresentadas pela macroeconomia brasileira e internacional tem sido o desafio mais importante dos nossos executivos. A melhora das estruturas fiscais e de utilização de capital, o aumento do nível de excelência no acompanhamento dos nossos indicadores internos e a ampliação dos mecanismos de visão integrada e inteligente contribui para atingirmos este objetivo.
A premissa de avançar nos negócios, cumprindo as metas estabelecidas no curto prazo, potencializando o retorno dos investimentos, e o compromisso com o planejamento de longo prazo nos garante a manutenção da solidez, credibilidade e saúde financeira do Grupo. Nesse sentido, as ferramentas de planejamento, controle, gestão e governança continuarão sendo reforçadas para suportar o nosso crescimento, mantendo o foco na qualidade dos serviços e na transparência.
Para possibilitar o crescimento projetado, a eficiência e a internacionalização continuam sendo importantes pilares de sustentação da estratégia. O CSC deverá concluir a migração da operação das empresas no final do primeiro semestre de 2015, trazendo resultados de redução de despesas e maior foco estratégico das empresas. Em relação à consolidação da operação internacional na América Latina, as expectativas passam pela maior captura de receita com a base atual de clientes de atuação global, e a busca de novos negócios e clientes.
Os setores de TIC e Agro apresentam grandes oportunidades e receberam R$ 673 milhões de investimentos em 2014.
Destacam-se no setor TIC a aquisição do 4G, que em 2015 passará pela limpeza da frequência de 700 MHz para disponibilização da internet móvel; a construção do cabo submarino de fibra óptica, que ligará as cidades de Santos, no Brasil, à Boca Raton, nos Estados Unidos e a consolidação das operações da Asyst na América Latina.
Em Agro, as ações estruturantes e os investimentos na melhoria da capacidade de geração futura das plantas de Uberlândia e Maranhão reafirmam o nosso compromisso com o agronegócio. Após os ajustes e investimentos realizados, acreditamos que reunimos as condições precedentes para geração de resultado positivo nos próximos exercícios, mantendo a liderança da nossa posição no mercado de óleo na região Sudeste e expandido para novos mercados, principalmente para o Nordeste.
No setor de Turismo é esperado aumento da procura no turismo doméstico em função da alta do dólar e aumento nos impostos para operações de câmbio e gastos no exterior. Adicionalmente, planejamos a construção de uma nova atração aquática.
No setor de Serviços, é preciso uma recuperação nas atividades comercial e industrial. Os necessários ajustes na economia, se realizados a contento, podem criar as condições para a recuperação da atividade econômica, favorecendo o segmento.