Estratégia

Crescimento
sustentável

Os três pilares estratégicos: crescimento – tanto orgânico quanto a partir
de fusões e aquisições –, internacionalização e aumento da eficiência operacional, definidos em 2013, apresentaram avanços significativos
ao longo de 2014.



4G
expandimos os negócios com a aquisição da
licença 4G

FIBRA ÓPTICA
assinamos um acordo
para construção de cabo submarino ligando o Brasil aos Estados Unidos

ALGAR FARMING
investimos na profissionalização do campo

No setor de TIC, aumentamos a presença da Algar Tech na América Latina após a compra da Asyst e, com a Algar Telecom, expandimos os negócios com a aquisição da licença 4G e a assinatura de um acordo para construção do cabo submarino de fibra óptica ligando o Brasil aos Estados Unidos. Identificamos oportunidades de ampliar a oferta de serviços de telecom para clientes MPE (micro, pequenas e médias), aproveitando a operação já existente, e passamos a ofertar, produtos e serviços e atendimento customizados para esse público. 

No setor Agro, analisamos novas oportunidades dentro dos nossos negócios. Acreditando no potencial da agricultura e pecuária no Brasil, decidimos investir na profissionalização deste negócio e reposicionamos a Algar Farming a partir da ABC Agricultura e Pecuária – A&P.

De forma geral, aumentamos a nossa capacidade de atuar conjuntamente com clientes, fornecedores, comunidade e instituições na criação de novos negócios, serviços e produtos inovadores e além disso, intensificamos a captação de recursos e incentivos de fomento à inovação. A construção do InnovationLab e do Espaço Inovação na Telecom ampliarão ainda mais essa possibilidade.

Para apoiar o crescimento sustentável e melhorar a eficiência com a padronização de processos, criamos o CSC (Centro de Soluções Corporativas), que passou a centralizar as atividades de backoffice – relacionadas a Talentos Humanos, Compras, Finanças e Controladoria e TI – das empresas do grupo Algar. Além de permitir que cada empresa direcione esforços para seu corebusiness, com o CSC será possível agregar novos negócios com mais agilidade.

Ainda em termos de eficiência, a Algar Telecom com a ajuda de uma consultoria externa especializada, analisa os processos e estrutura para aumentar a produtividade. Os números alcançados em 2014 superaram as expectativas iniciais, contribuindo com 13% do Ebitda da Companhia no ano. Estas ações se manterão ao longo de 2015, proporcionando uma Companhia mais lean e preparada para se adaptar às mudanças de mercado com agilidade.


Cultura comercial

O relacionamento próximo e o jeito Algar de servir o cliente são importantes diferenciais das nossas empresas, independentemente do mercado de atuação. A essência “Gente servindo Gente” funciona como uma via de mão dupla. Praticamos nosso propósito fortalecendo as relações de confiança e cumplicidade entre as equipes internas e conquistamos também a confiança e a proximidade dos clientes, que ampliam a percepção de valor nas relações comerciais. Com essa visão, nosso Clube de Vendas, um facilitador de cross-selling e up-selling, se tornou referência no Brasil ao capitalizar os relacionamentos entre os nossos consultores e clientes, possibilitando negócios entre as diversas empresas do Grupo. Essa sinergia possibilitou, por exemplo, que em 2014 a Algar Aviation aumentasse as vendas de aviões TBM 900.

O Clube de Vendas gerou em 2014 ganhos
de R$ 30 milhões com sinergia comercial

Marca Algar

A cada dois anos, o Grupo realiza a pesquisa de imagem da marca Algar, com o intuito de medir e qualificar os resultados que os relacionamentos e ações de comunicação tem gerado junto aos nossos principais stakeholders.

Inovação, compromisso de servir, talentos humanos e sustentabilidade são os direcionadores estratégicos das empresas Algar, e na pesquisa de imagem realizada em 2014 pelo Instituto Expertise, podemos observar que estes atributos já aparecem entre as menções espontâneas dos entrevistados, demostrando que o posicionamento da Algar tem sido percebido pelos nossos principais públicos de relacionamento.

É notado, que as características percebidas no Grupo são as mesmas quando solicitamos a percepção sobre a empresa da qual o entrevistado tem relacionamento, neste caso, percebemos a importância do alinhamento corporativo para que nossos clientes, associados, parceiros e outros percebam a marca Algar da forma como ela realmente busca ser. A imagem do grupo Algar, seja ela vista como grupo ou como a empresa especificamente, está fortemente associada à confiabilidade, um dos valores Algar. A maior força identificada no estudo é que este atributo é também o mais valorizado por todos os públicos na relação com alguma empresa.

Este resultado explica os altos índices de recomendação e de possibilidade de continuar a ser cliente resultando em alto índice de fidelidade entre os clientes. Por fim, a maioria dos entrevistados acredita que há uma valorização das empresas por fazerem parte do grupo. Isso ocorre pela imagem de confiança e credibilidade atrelada ao Grupo e por ser um grupo conceituado e de respeito.​

Ativos intangíveis

Os ativos intangíveis representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da empresa. Entre os bens que não podem ser monetizados, mas possuem valor e podem agregar vantagens competitivas, destacamos:


Gente Servindo Gente
A Algar é uma empresa que nasceu com o propósito de servir. Está presente em nosso DNA e é um compromisso com nossos clientes. Nós procuramos construir relacionamentos de longo prazo com todos os nossos públicos, criando valor para toda a sociedade.

Força da marca
Desde que adotamos a monomarca para as empresas Algar, em 2009, intensificamos a disseminação interna e externa da nossa cultura e dos nossos valores. Ao utilizarmos o mesmo nome, Algar, reforçamos a unidade corporativa, compartilhamos experiências e otimizamos o esforço de comunicação da marca.

Excelência tecnológica
Nossa cultura de inovação tem trazido resultados sustentáveis e assertivos para o Grupo. Nossa história de crescimento está baseada na capacidade que temos em inovar e na forma como fazemos isso, junto aos clientes, à comunidade e instituições, promovendo não só o desenvolvimento interno, mas também na cadeia de valor.

Capital humano e intelectual
A valorização dos talentos humanos é uma premissa da Acreditamos nas pessoas e na capacidade transformadora que resulta de seu comprometimento. Reconhecemos que elas são o nosso principal patrimônio. Por isso, fomentamos o processo de desenvolvimento humano e intelectual de cada associado.

Clima de trabalho
Os resultados da pesquisa de Clima Organizacional da Algar, com 83% de positividade, demonstram que o associado do Grupo trabalha feliz. Quando dizemos que a Algar preza por relacionamentos sustentáveis isso se remete, antes de tudo, àqueles que estão dentro de casa, nossos associados.

Sustentabilidade
O avanço das ações ambientais, sociais e culturais da Algar nos últimos anos tem colocado o Grupo como um importante ator no Brasil na promoção da sustentabilidade. Em 2014, prêmios como Guia Exame de Sustentabilidade para Algar Telecom e Rio Quente, Empresa Melhor Administrada, da Época Negócios, assim como projetos de eficiência energética e atuação do Instituto Algar reafirmam nosso compromisso com o equilíbrio e a integração das dimensões sociais, ambientais e econômicas.