Estratégia

Confiança
no futuro
do setor

Foco na captura de valor na
cadeia de produção de soja

A nossa presença há mais de 36 anos no mercado de agronegócios no Brasil, somada aos investimentos realizados ao longo de 2014 em infraestrutura e processos, reforçam o grau de confiança do grupo Algar no futuro do setor. Nossos esforços, para estar cada vez mais preparados para as adversidades do mercado e na manutenção de relacionamentos duradouros, nos colocam em uma posição favorável ao crescimento.

Um dos focos da nossa estratégia é atuar na captura de valor na cadeia de produção da soja, com operações em novas geografias, atuação na compra de grãos e aprimoramento das operações de trading, finanças e serviços. Para planejar e realizar nossa estratégia, temos evoluído as práticas de controle e governança corporativa. Aliás, para chegarmos a 2020 como uma das 10 maiores empresas brasileiras do setor de agronegócio, temos investido na eficiência operacional, na ampliação do mercado doméstico e internacional, além de estarmos abertos a parcerias e novos negócios.

Sabemos que criar relacionamentos sustentáveis é a base da nossa expansão e o propósito de existirmos, por isso, temos o compromisso de gerar valor de forma perene, nos apropriando dos ativos intangíveis para fortalecer nossa estratégia.

Crescimento

Farelo de soja no Centro-Oeste

A logística facilitada coloca a região centro oeste brasileira na rota de ampliação da comercialização do farelo de soja RaçaFort.

Óleo de soja no Maranhão

A venda do produto no maranhão vem crescendo a cada dia. Em 2014, houve um incremento de 19%, alcançando 4 milhões de caixas vendidas.

Aumento das exportações

Com o aumento do volume de soja em torno de 25%, a Algar Agro aposta nas exportações e, por isso, negociou mais três portos para escoamento.

Ampliação de área irrigada

A Algar Farming aumentará as áreas irrigadas em suas fazendas de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, para o plantio de grãos.


Eficiência

Além dos investimentos operacionais que trarão maior eficiência (veja mais na seção Investimentos), outros importantes trabalhos foram constituídos, em 2014, com o objetivo de tornar a Empresa mais produtiva:


Ativos Intangíveis

Os ativos intangíveis representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da Empresa. Entre os bens que não podem ser monetizados, mas possuem valor e podem agregar vantagens competitivas, destacamos:

Força da marca:
No setor alimentício, a marca ABC tem como carro-chefe o óleo de soja, mais vendido em Minas Gerais e considerado a quinta marca nacional, segundo a revista SuperHiper (Abras), e também começa a ganhar força também nos mercados do Norte e Nordeste. Já o farelo de soja RaçaFort é reconhecido por sua qualidade nos mercados nacional e internacional.

Capital humano e intelectual:
A valorização dos talentos humanos é uma premissa da Algar Agro, por isso acreditamos nas pessoas e na capacidade transformadora que resulta de seu comprometimento, reconhecemos que elas são o nosso principal patrimônio. Por isso, fomentamos o processo de desenvolvimento humano e intelectual de cada associado.

Clima de trabalho:
Os resultados da pesquisa de Clima Organizacional da Algar Agro, com 80% de positividade, demonstram que o associado do Grupo trabalha feliz. Quando dizemos que a Algar Agro preza por relacionamentos sustentáveis isso se remete, antes de tudo, àqueles que estão dentro de casa, nossos associados.

Prêmios e Reconhecimentos