Perspectivas

Rota de
crescimento
sustentável

Estamos mantendo nosso plano
de investimentos, tanto em
melhorias como em vetores
de crescimento.

A Algar Agro passou por grandes mudanças nos dois últimos anos, mas está preparada para uma rota de crescimento sustentável em direção ao seu planejamento estratégico de longo prazo, se tornando uma das 10 maiores empresas brasileiras do agronegócio até 2020. O aumento da eficiência e da competitividade coloca a Companhia em uma situação favorável, mesmo frente aos desafios do cambio – que deve continuar volátil – e uma economia ainda refletindo um baixo crescimento.

No mercado global temos algumas volatilidades na demanda, mas a tendência é sólida e continuam promissoras para o agronegócio brasileiro. Melhorias de produtividade agrícola e na logística brasileira são razões suficientes para continuar acreditando na vocação dessa área.

Investimentos realizados na busca de competitividade e de crescimento no complexo de soja começam a maturar em 2015, por exemplo: dinâmica na estrutura de custo, no envase nas plantas de processamento em Uberlândia (MG) e Porto Franco (MA), sistemas de produção de vapor utilizando matriz de biomassa mais sustentável e competitiva, entre outros.

Estamos mantendo nosso plano de investimentos aprovado, tanto em melhorias como em vetores de crescimento. Aliado a isso, a Algar Agro está ampliando os seus fluxos comerciais e atuando fortemente na captura de valor na cadeia de produção do grão, com operações em novas geografias, atuação na compra de grãos e alavancando nossas operações de trading, finanças e serviços.

Dentro das melhorias no modelo de gestão estão novos processos, dinâmicas logísticas e vários indicadores de desempenho, explorando novas alternativas e canais de distribuição - visando o fortalecimento do nosso relacionamento com o mercado e clientes de forma eficiente e competitiva. Também agilizamos programas de aumento de produtividade através da melhoria contínua, gestão de indicadores e modernização das nossas unidades produtivas e comerciais.

Associado a este contexto, estão fatores de comportamento ambiental. Apesar de estarmos aderentes à regulamentação do novo Código Florestal, devemos nos ajustar a um novo perfil Global, o que deixa claro o compromisso de todos os participantes da cadeia agrícola. Isto por si só será um facilitador para definir uma nova visão estratégica para crescimento, produtividade e relacionamento com os mercados do agronegócio brasileiro.

A evolução realizada em nosso modelo organizacional também se reflete de modo significativo na execução do nosso plano estratégico, ajustamos os perfis profissionais da Empresa a um novo contexto de mercado e de necessidades do negócio, consolidando este processo em 2015.

No segmento agrícola, as expectativas de ampliação do negócio apontam para prospecção de novas parcerias e aumento da área plantada em mais de 60%, devido à criação do sistema de irrigação alternativo. A fazenda do Mato Grosso do Sul também expandirá seu negócio, passando a ter plantio e pecuária, com a substituição do modelo extensivo para confinamento.

Frente a nossa sólida atuação no agronegócio, aos grandes investimentos realizados, assim como as mudanças organizacionais e estratégicas, a Algar Agro e o grupo Algar reforçam claramente o desejo de se tornar cada vez mais relevante no setor.