Grupo familiar com gestão profissional
e evolução contínua das práticas de
governança que constituem a base
para o crescimento e a perenidade
da Companhia.
Acreditamos que negócios podem ser passageiros, mas princípios e valores são perenes, por isso, nossa postura transparente e conduta ética praticada desde a criação do grupo Algar, há mais 85 anos, se refletem de forma acentuada na governança corporativa. Fazemos parte de um Grupo familiar com gestão profissional e a evolução contínua das nossas práticas de governança constituem a base para o crescimento e perenidade da Companhia. Temos diretrizes claras e sólidas, que visam garantir nossa perspectiva de longo prazo.
A preocupação do grupo Algar com a governança corporativa e a adoção das melhores práticas tornou-o referência, sendo uma das 14 companhias latinoamericanas credenciadas a pertencer ao Latin American Companies Circle of Corporate Governance, uma iniciativa da Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) e do International Finance Corporation (IFC/World Bank).
* em 31/12/2014
O Conselho de Administração, eleito anualmente em Assembleia Geral Ordinária, é o órgão de deliberação colegiada que, entre outras funções, estabelece as diretrizes estratégicas para a Algar Agro. O seu funcionamento, as suas responsabilidades e o seu relacionamento com a diretoria e demais órgãos sociais são definidos no Regimento Interno baseado na Lei das Sociedades por Ações, Estatuto Social e Código de Boas Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Um calendário temático estabelece as reuniões, que ocorrem, ordinariamente, seis vezes ao ano. Sempre que necessário, agenda-se um encontro extraordinário.
O Conselho de Administração da Algar Agro se destaca pela maioria dos membros serem externos. Hoje, sete dos onze componentes não são executivos da Companhia e não possuem vínculo comercial com a mesma. Os cargos de executivos e de conselheiros não são cumulativos.
Luiz Alberto Garcia
Presidente
Luiz Alexandre Garcia
Vice-presidente
Alexandrino Garcia Neto
Conselheiro
Eliane Garcia Melgaço
Conselheira
Aguinaldo Diniz Filho
Conselheiro externo
Geraldo Sardinha Pinto Filho
Conselheiro externo
Sérgio Alair Barroso
Conselheiro externo
Silvio José Genesini Júnior
Conselheiro externo
Ozires Silva
Conselheiro externo
Walter Fontana Filho
Conselheiro externo
Hélio Marcos Machado Graciosa
Conselheiro externo
O Conselho de Administração estabeleceu três comitês de assessoramento, não deliberativos: Auditoria e Gestão de Riscos; Governança Corporativa e Talentos Humanos. Os comitês são formados por conselheiros e especialistas externos. O funcionamento dos comitês, as suas responsabilidades e o seu relacionamento com o conselho, diretoria e demais órgãos sociais são definidos em Regimento Interno aprovado pelo Conselho e seguindo as recomendações no Código de Boas Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Tem como objetivo garantir qualidade, integridade, transparência e credibilidade nas demonstrações financeiras, bem como a efetividade dos processos das auditorias interna e externa, dos controles internos, o cumprimento da legislação aplicável, além de zelar pela gestão adequada dos riscos corporativos e das operações. Saiba mais na seção Gestão de Riscos.
Apoia no exercício de uma política de valorização de Talentos Humanos, dentro das melhores práticas de gestão estratégica de pessoas. Acompanha o desenvolvimento organizacional, a formação e desenvolvimentos de lideranças, especificamente por meio da universidade corporativa – UniAlgar, a política de remuneração, benefícios e o clima organizacional.
Tem a missão de zelar pela adoção efetiva e evolução contínua de boas práticas de Governança Corporativa que reforçam a visão de futuro da Algar Agro e aumentam as perspectivas de longo prazo.
Contamos com duas auditorias, uma interna e outra externa. Ambas se reportam ao Conselho de Administração, por meio do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos, e funcionalmente à Algar. A auditoria interna promove a avaliação dos controles e verifica a conformidade com normas, políticas e valores internos. Atua com base em um plano e calendário anual definidos com o Conselho de Administração. A auditoria externa emite opinião sobre as demonstrações financeiras trimestrais, mediante auditoria conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais. Em 2014, seguindo a prática de rodízio após cinco anos de atividade, a Algar Agro passou a ser auditada pela EY (Ernest & Young).
Investimos fortemente no reforço do nosso Corpo Diretivo em 2014. Em janeiro de 2015 assume como Diretor-Presidente, Murilo Braz Sant’Anna, com forte experiência no setor e a missão de incrementar o desenvolvimento do plano estratégico traçado para os próximos anos. A Diretoria Executiva é responsável por garantir a execução dos direcionamentos estratégicos definidos pelo Conselho de Administração, reunindo-se, ordinariamente, uma vez por semana.
Leonardo de Freitas Diretor Superintendente Rodrigo Abreu Rezende de Morais Diretor de Controladoria Paulo Henrique Machado Diretor de Grãos
* em 31/12/2014
Marcus Vinícius Caetano Diretor de Produtos e Alimentos Alexandre Marcondes de Moura Costa Diretor Financeiro Douglas Waldemar Vanderlei Ribeiro Diretor de Trading
É composto por profissionais de várias áreas da Companhia. O grupo promove a interação e o alinhamento entre os associados, a área de Talentos Humanos e a Diretoria, e também participa ativamente nas negociações coletivas.
Desde 1996, o Código de Conduta busca garantir o nível mais alto de integridade e ética corporativa, servindo de referência a serem seguidas por todos os associados e parceiros nas diversas interações que envolvem seu trabalho e os relacionamentos internos e externos. A última atualização do Código ocorreu em dezembro/2014. Nessa 3ª edição foram incluídos: (i) a instalação do Canal de Integridade para denunciar comportamentos que estejam em desacordo com o Código, (ii) a instalação da Comissão de Integridade e Compliance, (iii) regras de combate à corrupção, (iv) a inclusão da conduta digital e (v) a obrigatoriedade da assinatura do Termo de Compromisso ao Código por todos os associados do Grupo Algar.