Foco na captura de valor na
cadeia de produção de soja
A nossa presença há mais de 36 anos no mercado de agronegócios no Brasil, somada aos investimentos realizados ao longo de 2014 em infraestrutura e processos, reforçam o grau de confiança do grupo Algar no futuro do setor. Nossos esforços, para estar cada vez mais preparados para as adversidades do mercado e na manutenção de relacionamentos duradouros, nos colocam em uma posição favorável ao crescimento.
Um dos focos da nossa estratégia é atuar na captura de valor na cadeia de produção da soja, com operações em novas geografias, atuação na compra de grãos e aprimoramento das operações de trading, finanças e serviços. Para planejar e realizar nossa estratégia, temos evoluído as práticas de controle e governança corporativa. Aliás, para chegarmos a 2020 como uma das 10 maiores empresas brasileiras do setor de agronegócio, temos investido na eficiência operacional, na ampliação do mercado doméstico e internacional, além de estarmos abertos a parcerias e novos negócios.
Sabemos que criar relacionamentos sustentáveis é a base da nossa expansão e o propósito de existirmos, por isso, temos o compromisso de gerar valor de forma perene, nos apropriando dos ativos intangíveis para fortalecer nossa estratégia.
Farelo de soja no Centro-Oeste
A logística facilitada coloca a região centro oeste brasileira na rota de ampliação da comercialização do farelo de soja RaçaFort.
Óleo de soja no Maranhão
A venda do produto no maranhão vem crescendo a cada dia. Em 2014, houve um incremento de 19%, alcançando 4 milhões de caixas vendidas.
Aumento das exportações
Com o aumento do volume de soja em torno de 25%, a Algar Agro aposta nas exportações e, por isso, negociou mais três portos para escoamento.
Ampliação de área irrigada
A Algar Farming aumentará as áreas irrigadas em suas fazendas de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, para o plantio de grãos.
Além dos investimentos operacionais que trarão maior eficiência (veja mais na seção Investimentos), outros importantes trabalhos foram constituídos, em 2014, com o objetivo de tornar a Empresa mais produtiva:
Os ativos intangíveis representam importantes fatores de diferenciação, que fortalecem os negócios e contribuem significativamente para a criação de valor da Empresa. Entre os bens que não podem ser monetizados, mas possuem valor e podem agregar vantagens competitivas, destacamos:
Força da marca:
No setor alimentício, a marca ABC tem como
carro-chefe o óleo de soja, mais vendido em Minas
Gerais e considerado a quinta marca nacional,
segundo a revista SuperHiper (Abras), e também
começa a ganhar força também nos mercados
do Norte e Nordeste. Já o farelo de soja RaçaFort
é reconhecido por sua qualidade nos mercados
nacional e internacional.
Capital humano e intelectual:
A valorização dos talentos humanos é uma
premissa da Algar Agro, por isso acreditamos
nas pessoas e na capacidade transformadora que
resulta de seu comprometimento, reconhecemos
que elas são o nosso principal patrimônio. Por isso,
fomentamos o processo de desenvolvimento humano
e intelectual de cada associado.
Clima de trabalho:
Os resultados da pesquisa de Clima
Organizacional da Algar Agro, com 80% de
positividade, demonstram que o associado do
Grupo trabalha feliz. Quando dizemos que a Algar
Agro preza por relacionamentos sustentáveis isso
se remete, antes de tudo, àqueles que estão dentro
de casa, nossos associados.